Um dos primeiros registros literários surgiu no poema persa Karnamak-i-Artakhshatr-i-Papakan escrito no século VI, e a partir deste ponto sua evolução é melhor documentada sendo amplamente aceita no meio acadêmico. Após a conquista da Pérsia pelos árabes, estes assimilaram o jogo e o difundiram através do ocidente levando-o ao norte da África e Europa nas atuais Espanha e Itália por volta do século X, de onde se expandiu para o resto do continente até a região da Escandinávia e Islândia. No oriente, o xadrez se expandiu da sua versão chinesa, o Xiangqi para a Coréia e Japão também no século X.
Por volta do século XV o jogo estava amplamente difundido pelo velho continente e dentre as variantes existentes do jogo a européia destacou-se mais, devido a versatilidade e rapidez proporcionadas pela inclusão da Dama e Bispo. Apesar de já existirem literaturas anteriores na época, foi neste período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em virtude das novas possibilidades do jogo.
As partidas começaram a ser registradas com maior frequencia com a notação descritiva e mais estudos da teoria foram publicados. No século XVIII foram fundados os clubes para a prática do xadrez e as primeiras federações esportivas na Europa. Decorrênte do grande número de pequenos torneios acontecendo por todo o continente, em 1851 foi realizado o primeiro torneio internacional em Londres, vencido por Adolf Anderssen. A partir daí, vários outros foram realizados em Baden-Baden, Paris, Berlim e em 1889 a popularidade no meio de grandes enxadristas evoca a criação do título de campeão mundial, vencido por Wilhelm Steinitz em um confronto com Johannes Zukertort.
Em 1926 é fundada a FIDE (Federação Internacional de Xadrez), em Paris que organiza a primeira Olimpíada de Xadrez e o Campeonato Mundial Feminino de Xadrez, vencido por Vera Menchik.
Com a popularização dos computadores ao fim da década de 1950, começam a surgir os primeiros programas que jogam xadrez, que acompanharam a evolução do processamento de informação e introduziram o jogo na era moderna com partidas on-line e abundantes análises de partidas facilmente acessíveis.
TATICAS:
Tática é jogada que tem por intuito principal o ganho material no jogo, podendo ou não ser acompanhada do sacrifício de uma peça. A tática ocorre através de um ataque bidentado a duas peças desprotegidas, de modo que o oponente não pode evitar a perda de uma delas. Existem muitas outras definições teóricas mas, basicamente a tática se aproveita das seguintes situações:
- Um Rei desprotegido: Nesta situação comum ao final do jogo, táticas como o garfo e o espeto são muito utilizadas para a captura de peças inimigas.
- Peças mal protegidas: Quanto mais próximo o final do jogo mas suas peças se tornam valiosas pois a cada perda mais longe estará sua vitória. Não protegê-las pode ser um erro fatal pois serão presas fáceis para táticas como o Zwischenzug. Sobrecarregar peças na defesa, ou protegê-las mal podem ser fatais durante a partida.
- O Rei afogado: Efetuar um simples xeque sobre o Rei inimigo nestas condições decretará sua vitória, mas esteja atento para que o seu monarca também possa fugir caso seja necessário.
O garfo é uma tática extremamente simples que consiste em realizar um ataque duplo a duas peças desprotegidas, ou ao Rei e uma outra peça qualquer. A figura ao lado talvez represente o mais clássico dos garfos de cavalo, sendo apoiado apenas pelo bispo, as pretas terão que escolher entre sua torre do Rei ou a Dama ou do peão, pois o cavalo irá capturar uma delas na próxima jogada. Este tipo de garfo também pode ser feito na ala da Dama, neste caso será ameaçado o Rei e a torre da Dama. Uma vez que o cavalo esteja apoiado por qualquer outra peça, a presença da Dama será inútil e a torre será capturada na sequência
A pregadura (ou cravada) consiste em impedir o movimento de peças do oponente. Em algumas ocasiões, peças de menor valor como peões são último bastião de defesa do Rei, neste caso a peça que promove esta débil defesa não pode ser movida sob nenhuma hipótese. Qualquer peça maior valor pode ser pregada mas apenas torres, bispos e a Dama podem pregar devido a característica de seus movimentos. No exemplo podemos visualizar que o Cavalo preto está pregado pelo Bispo, não podendo ser movido sob hipótese alguma. Este pregadura é denominada como absoluta. O outro Cavalo em f3 também está pregado pois defende uma peça de maior valor, porém neste caso pode mover-se, pois sua posição não está defendendo o Rei, neste caso denominamos a pregadura como relativa.
O espeto é uma tática semelhante a pregadura que envolve o captura de uma peça numa linha de ataque. Neste caso porém, a peça de maior valor é a que estará na frente e a obrigatoriedade de movê-la expõe uma outra peça de menor valor que estava atrás. O Exemplo mostra um exemplo clássico de espetada, assim que o Rei fugir do ataque da Dama, sua torre será capturada e a vantagem material das pretas será perdida.
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