domingo, 10 de abril de 2011

A HISTORIA DO XADREZ E TATICAS

A HITORIA:A origem do xadrez é controversa o que pode-se afirmar é que foi inventado na Ásia. Atualmente, a versão mais aceita e amplamente difundida é de que surgiu na Índia com o nome de chaturanga, sendo então disseminado para a China, Rússia, Pérsia e Europa onde atingiu as regras atuais. Estudos recentes indicam origem à China do século III a.C. ou na região do Uzbequistão, enquanto outras mais polêmicas indicam a Grécia ou o Egito antigo.
Um dos primeiros registros literários surgiu no poema persa Karnamak-i-Artakhshatr-i-Papakan escrito no século VI, e a partir deste ponto sua evolução é melhor documentada sendo amplamente aceita no meio acadêmico. Após a conquista da Pérsia pelos árabes, estes assimilaram o jogo e o difundiram através do ocidente levando-o ao norte da África e Europa nas atuais Espanha e Itália por volta do século X, de onde se expandiu para o resto do continente até a região da Escandinávia e Islândia. No oriente, o xadrez se expandiu da sua versão chinesa, o Xiangqi para a Coréia e Japão também no século X.
Por volta do século XV o jogo estava amplamente difundido pelo velho continente e dentre as variantes existentes do jogo a européia destacou-se mais, devido a versatilidade e rapidez proporcionadas pela inclusão da Dama e Bispo. Apesar de já existirem literaturas anteriores na época, foi neste período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em virtude das novas possibilidades do jogo.
As partidas começaram a ser registradas com maior frequencia com a notação descritiva e mais estudos da teoria foram publicados. No século XVIII foram fundados os clubes para a prática do xadrez e as primeiras federações esportivas na Europa. Decorrênte do grande número de pequenos torneios acontecendo por todo o continente, em 1851 foi realizado o primeiro torneio internacional em Londres, vencido por Adolf Anderssen. A partir daí, vários outros foram realizados em Baden-Baden, Paris, Berlim e em 1889 a popularidade no meio de grandes enxadristas evoca a criação do título de campeão mundial, vencido por Wilhelm Steinitz em um confronto com Johannes Zukertort.
Em 1926 é fundada a FIDE (Federação Internacional de Xadrez), em Paris que organiza a primeira Olimpíada de Xadrez e o Campeonato Mundial Feminino de Xadrez, vencido por Vera Menchik.
Com a popularização dos computadores ao fim da década de 1950, começam a surgir os primeiros programas que jogam xadrez, que acompanharam a evolução do processamento de informação e introduziram o jogo na era moderna com partidas on-line e abundantes análises de partidas facilmente acessíveis.
TATICAS:
Tática é jogada que tem por intuito principal o ganho material no jogo, podendo ou não ser acompanhada do sacrifício de uma peça. A tática ocorre através de um ataque bidentado a duas peças desprotegidas, de modo que o oponente não pode evitar a perda de uma delas. Existem muitas outras definições teóricas mas, basicamente a tática se aproveita das seguintes situações:
  1. Um Rei desprotegido: Nesta situação comum ao final do jogo, táticas como o garfo e o espeto são muito utilizadas para a captura de peças inimigas.
  2. Peças mal protegidas: Quanto mais próximo o final do jogo mas suas peças se tornam valiosas pois a cada perda mais longe estará sua vitória. Não protegê-las pode ser um erro fatal pois serão presas fáceis para táticas como o Zwischenzug. Sobrecarregar peças na defesa, ou protegê-las mal podem ser fatais durante a partida.
  3. O Rei afogado: Efetuar um simples xeque sobre o Rei inimigo nestas condições decretará sua vitória, mas esteja atento para que o seu monarca também possa fugir caso seja necessário.
As táticas podem envolver várias jogadas para se desenvolver, neste caso também são conhecidas como combinações, mas de uma maneira geral envolvem oportunidades imediatas que aparecem no decorrer do jogo. Apesar de serem muito importantes durante o jogo, tenha em mente que o objetivo principal é sempre capturar o Rei do oponente.

 O garfo é uma tática extremamente simples que consiste em realizar um ataque duplo a duas peças desprotegidas, ou ao Rei e uma outra peça qualquer. A figura ao lado talvez represente o mais clássico dos garfos de cavalo, sendo apoiado apenas pelo bispo, as pretas terão que escolher entre sua torre do Rei ou a Dama ou do peão, pois o cavalo irá capturar uma delas na próxima jogada. Este tipo de garfo também pode ser feito na ala da Dama, neste caso será ameaçado o Rei e a torre da Dama. Uma vez que o cavalo esteja apoiado por qualquer outra peça, a presença da Dama será inútil e a torre será capturada na sequência
           
A pregadura (ou cravada) consiste em impedir o movimento de peças do oponente. Em algumas ocasiões, peças de menor valor como peões são último bastião de defesa do Rei, neste caso a peça que promove esta débil defesa não pode ser movida sob nenhuma hipótese. Qualquer peça maior valor pode ser pregada mas apenas torres, bispos e a Dama podem pregar devido a característica de seus movimentos. No exemplo podemos visualizar que o Cavalo preto está pregado pelo Bispo, não podendo ser movido sob hipótese alguma. Este pregadura é denominada como absoluta. O outro Cavalo em f3 também está pregado pois defende uma peça de maior valor, porém neste caso pode mover-se, pois sua posição não está defendendo o Rei, neste caso denominamos a pregadura como relativa.

O espeto é uma tática semelhante a pregadura que envolve o captura de uma peça numa linha de ataque. Neste caso porém, a peça de maior valor é a que estará na frente e a obrigatoriedade de movê-la expõe uma outra peça de menor valor que estava atrás. O Exemplo mostra um exemplo clássico de espetada, assim que o Rei fugir do ataque da Dama, sua torre será capturada e a vantagem material das pretas será perdida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário